A LINHA DE

CEREAIS MATINAIS

MAIS COMPLETA

DO  BRASIL!!!

 

Tipo de Fibras

Pectina: Encontradas nas cascas de frutos e alguns vegetais, as pectinas são polissacarídeos de cadeia linear de moléculas ligadas ao ácido galacturônico contido nas paredes celulares primária de plantas e, portanto, constitui-se como o principal ligante responsável pela união das paredes celulares.  Ela é classificada como fibra solúvel, pois as ramificações presentes em sua estrutura química possibilitam retenção de água e a formação de gel; e devido essa característica é utilizada na indústria alimentícia para espeçar compotas e geleias. Suas propriedades proporcionam diversos benefícios a saúde tais como: redução do colesterol ruim (LDL) e glicose, proporcionando um bom funcionamento do intestino.

 

Beta-glucana: Presentes principalmente na Aveia, as beta-glucanas são polissacarídeos lineares formados por unidades de d-glicopiranosil unidos por ligações β-(1-3) e β (1-6) encontradas em parede celular de leveduras, fungos e cereais. Nos cereais, as beta-glucanas estão presentes no endosperma e são classificados como fibras solúveis. Elas possibilitam o aumento de viscosidade do bolo alimentar e retardam a absorção de nutrientes. Nesse sentindo, as beta-glucanas tem importante papel funcional no organismo, pois atua reduzindo a absorção de açúcares, controlando o pico glicêmico e diminuindo a absorção do colesterol ruim (LDL), tais fatores são determinantes para prevenir doenças cardiovasculares.

 

Celulose: A celulose é um polissacarídeo, encontrada na composição da fibra do milho, trigo e cacau. É formada por ligações de milhares de moléculas de glicose de configuração beta, apresentando estrutura linear. Ela também é conhecida por ser o principal componente da parede celular das plantas.

 

Hemiceluloses: Encontradas nas fibras do trigo e cacau, as hemiceluloses são polissacarídeos complexos não amiláceos e não celulósicos altamente ramificado constituído por pentose (xilose e arabinose), hexoses (manose, glicose e galactose) e ácidos urônicos.  Também compõe a massa da parede celular vegetal, representando entre 20% a 35% do total. As hemiceluloses se encontram associadas a celulose dando elasticidade e impedindo que as microfibrilas das mesmas se toquem.

 

Lignina: A lignina é um composto fenólico tridimensional associado a celulose, que tem por função fornecer rigidez, impermeabilidade e proteção a ataques mecânicos e de microrganismos. A lignina compõe as fibras dos cereais milho e trigo.

 

Fruto oligossacarídeo: Os Fruto-oligossacarídeos (FOS) são carboidratos conhecidos como oligossacarídeos lineais formados por unidades de frutose unidos por ligações β (2-1). O FOS pertence a um grupo maior: os frutanos, que também inclui a inulina e a oligofrutose, todas elas constituídas por união de frutose em ligações β, podendo também conter uma moléculas de glicose inicial. O organismo humano não possui as enzimas necessárias para degradar as ligações β (2-1) de forma que o FOS é uma fibra alimentar.