O sódio, micronutriente presente principalmente no sal, em excesso no organismo está relacionado ao desenvolvimento de algumas doenças crônicas como: a hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral, entre outras.
O consumo abusivo de sal tem deixado em alerta diversos especialistas em alimentação e saúde, pois estudos apontam que o Brasil está entre os maiores consumidores mundiais de sal. Estudos apontaram que o brasileiro chega a consumir mais do que o dobro da quantidade diária de sal recomendada. A OMS recomenda que o consumo de sal seja de no máximo 6g/dia, enquanto a média brasileira é de 16g/dia.
É preciso enfatizar que o sódio não está presente somente no sal, e sim em muitos alimentos industrializados como: embutidos (presunto, salsicha), sopas industrializadas, salgadinhos, tempêros prontos, entre vários outros. Portanto, é necessário estar atento aos rótulos dos produtos e dar preferência para os que possui menor quantidade desse micronutriente.
Uma boa opção é também manter o sal fora do seu prato, diminuindo a quantidade utilizadas nas receitas. Os condimentos e especiarias naturais são excelentes opções para substituição do sal. Realçam o sabor, aroma e aparência dos alimentos:
- Alho e cebola: temperos básicos para todos os pratos. .
- Alecrim: erva aromática, combina com legumes, sopas, arroz e omeletes.
- Cúrcuma (açafrão): além de proporcionar um sabor agradável, deixa o prato mais colorido.
- Louro: muito utilizado em sopas e feijão.
- Manjericão: pode ser utilizado em diversos pratos, principamente em molhos de tomate, tortas e saladas.
- Orégano: combina com molhos, omeletes, saladas e pratos que contenham tomates.
- Pimentas: usada para condimentar vários pratos quentes no Brasil e no México.
- Salsa: confere aos pratos um sabor leve e agradável.