A LINHA DE

CEREAIS MATINAIS

MAIS COMPLETA

DO  BRASIL!!!

 

Benefícios da semente  de Linhaça

 

 

     A linhaça é uma semente oleaginosa do linho, de cor marrom ou amarelo dourado, os relatos de uso datam de 5000 e 8000 anos a.C na Europa e na Ásia. Ela é considerada um alimento funcional por ser fonte de ômega 3, um potente anti-inflamatório que ajuda a prevenir obesidade, diabetes, hipertensão, dentre outras doenças relacionadas ao processo de inflamação. Conta ainda com a presença de proteínas, ferro, fósforo, potássio, magnésio e lignana.

     O fitoestrôgenio chamado lignana, presente na linhaça, está relacionado com a redução de sintomas da menopausa e Tensão Pré Mestrual (TPM). Alguns estudos ainda evidenciam que os fitoestrôgenios reduzem os riscos de desenvolvimento de alguns câncer relacionados com hormônios.

     Depois de tantos benefícios, podemos citar ainda sua rica quantidade de fibras do tipo solúvel e insolúvel que ajuda a melhorar a constipação, sensação de saciedade e a saúde intestinal como todo. Diante disso, a linhaça é uma ótima opção para incluir na nossa alimentação rotineira.

 

Reduz inflamação no organismo

 

     A linhaça é um dos principais alimentos de fonte vegetal rica em ácidos graxos poliinsaturados: ômega 3 (alfa linolênico). O ômega 3 exerce função de anti-inflamatório, no organismo ele é convertido por reação enzimática em ácido eicosapentaenoico (EPA) e docosahexanoicos (DHA). O EPA e DHA possuem ação antioxidantes, agindo como anti-inflamatórios e antitrombóticos.  Os Benefícios do EPA estão relacionado com a prevenção de doenças cardíacas e na melhora de problemas circulatórios, Já o DHA está associado ao aumento da função cognitiva, funcionamento dos neurônios, atuando como neuroprotetor, considerado um ótimo nutriente para o cérebro no estímulo da memória.

 

Contribui para o funcionamento saudável do intestino, controla níveis de açúcar, colesterol e obesidade

 

     A linhaça é uma semente bastante conhecida devido à presença de fibras dietéticas composta por celulose, mucilagens, gomas, lignina e lignanas. Existe uma boa proporção entre fibras solúveis e insolúveis na semente de linhaça. As insolúveis se relacionam principalmente com o aumento do volume do bolo fecal, pela sua massa e pelo volume de água ligada ou adsorvida que reduz o tempo do trânsito no cólon, previne a constipação, trata intestino irritável e doença diverticular. Já as solúveis, são capazes de formar gel e reduzir a absorção de moléculas tais como lipídeos e glicose, que serão englobadas ao material gelatinoso e excretado junto a ele. Contribuindo assim, para o controle de obesidade, dislipidemias, diabetes e doenças cardiovasculares. 

 

Controla sintomas de TPM

 

     A semente de linhaça é rica em secoisolariceresinol (fitoestrógeno), um precursor da lignana que possui ação similar ao estrógeno no organismo, que a partir das bactérias do cólon se converte em enterodiol e enterolactona. Estudos evidenciam que os fitoestrógenos atuam reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares, e alguns câncer relacionados com hormônios, tais como próstata e mama, além de reduzir sintomas de TPM. Além disso, as lignanas atuam bloqueando o fator de ativação das plaquetas envolvidas em reações inflamatórias.