A LINHA DE

CEREAIS MATINAIS

MAIS COMPLETA

DO  BRASIL!!!

 

Benefícios da Ameixa

 

 

      A ameixa é um fruto suculento da ameixeira, de coloração variável, ela pode ser encontrada na cor amarela, vermelha, preta, verde ou roxa escura. O fruto tem sabor adocicado e muito aromático, levemente azedinho

      Nela estão presentes vitaminas, minerais e antioxidantes – compostos que contribuem e atuam sinergicamente para manutenção das funções no organismo, previne doenças de origens inflamatórias tais como diabetes, hipertensão, obesidade, entre outras; e proporciona aparência jovem, já que melhora a aparência de cabelos, pele e unhas.

      Sua grande quantidade de fibras e a presença de sorbitol no fruto, propicia o uso para fins laxativos. De fato, as pessoas fazem o uso da ameixa para aliviar os desconfortos da constipação intestinal, mas seu valor excede a essa função pois suas fibras solúveis proporcionam também saciedade, evitando obesidade.

 

Contribui para saúde óssea

 

      A ameixa pode ser benéfica para estrutura óssea, já que a fruta é ótima fonte de cálcio, magnésio, potássio e vitamina K, elementos importantes para a saúde óssea. Sabe-se que a vitamina D é essencial para absorção de cálcio no organismo, dessa forma, o magnésio atua na conversão da vitamina D em sua forma mais ativa, para que ela possa realizar maior absorção de cálcio e por fim, a vitamina K aumenta a fixação do cálcio nos tecidos ósseos. O potássio é um elemento importante para o fortalecimento dos ossos, estudos demonstram associação entre o consumo de potássio, aumento da densidade mineral óssea e massa óssea. O mecanismo está relacionado com o aumento da ingestão de potássio e a redução da excreção de cálcio na urina.

 

 

Rica em antioxidantes            

           

      Nas ameixas estão presentes as antocianinas, substâncias responsáveis pelo pigmento vermelho/roxo ao fruto, e que também atua como antioxidante.  Os antioxidantes são substâncias que desempenham a função de proteger as células, tecidos e órgãos de stress oxidativo ocasionado pelos radicais livres.  O excesso de radicais livres no organismo está claramente associado ao desencadeamento de doenças cardiovasculares, envelhecimento e pode contribuir para o desenvolvimento de certos tipos de câncer. Os antioxidantes presentes na ameixa evitam tais eventos, como nas doenças cardiovasculares, que combatem o acúmulo de placas de gorduras.

 

Contribui para saúde digestiva, dá saciedade e contribui para o controle de obesidade

 

      A ameixa é um fruto rico em fibras, principalmente em pectina, uma fibra solúvel em água capaz de formar um material gelatinoso. A formação de gel no intestino possibilita a redução do tempo de esvaziamento gástrico, mecanismo associado a sensação de saciedade por maior tempo. Desse modo, esse gel também reduz a absorção de glicose e lipídeos, evitando eventos no organismo que corroboram para a obesidade. Além disso, o consumo de ameixa pode evitar constipação, pois nela está presente o sorbitol, substância relacionada a efeitos laxativos leves.

 

Controle de pressão arterial

 

      Por ser fonte de potássio a ameixa pode exercer efeitos na regulação da pressão arterial. Sabe-se que o aumento de ingestão de potássio possibilita maior excreção de sódio na urina e como consequência, ajuda a baixar a pressão arterial. O potássio também ajuda a controlar câimbras e fadiga muscular.

 

A ameixa é fonte de vitaminas e minerais

 

      Vitaminas e minerais são elementos essenciais para o organismo. Eles estão envolvidos em todas as reações para possibilitar o funcionamento de órgãos e glândulas e garantir a beleza dos cabelos, unhas e pele. Na ameixa, se encontra vitaminas do complexo B, A, C e K, além dos minerais cálcio, ferro, zinco, magnésio e potássio.

      Complexo B: regulam a produção de energia no organismo, fortalece o sistema imunológico, contribuem para a beleza dos cabelos, unhas e pele; auxilia a saúde do sistema nervoso e a formação de glóbulos vermelhos saudáveis.

      Vitamina A: esta envolvida com a saúde dos olhos e renovação celular da pele; tem ação antioxidante e fortalece o sistema imunológico.

      Vitamina C: Ela está envolvida com a manutenção de colágeno para formação de tecidos, ossos, dentes, tendões, vasos sanguíneos, gengivas, entre outros.  A vitamina C também possibilita a absorção de ferro não heme, fortalece o sistema imunológico e tem papel de antioxidante.

      Vitamina K: tem papel na ativação de enzimas envolvidas na coagulação sanguínea e na fixação do cálcio no tecido ósseo, tal mecanismo previne a calcificação nos vasos sanguíneos, auxiliando também o sistema cardiovascular. 

      Cálcio: a principal função do elemento cálcio está relacionada com a saúde e manutenção dos ossos e dentes, mas também auxilia nos impulsos nervosos e na tonicidade muscular.

      Ferro: O ferro atua em várias funções, dentre elas pode-se destacar a participação na formação de hemoglobina e transporte de oxigênio pelas hemácias para as células, tecidos e órgãos; na produção de energia; síntese de DNA e reparação celular.

      Zinco: importante em diversas reações, está relacionado com o crescimento, fortalecimento do sistema imunológico, na reprodução e na saúde neurológica.

     Magnésio: tem participação na contração muscular, síntese de proteínas, condução de impulsos nervosos, controle da pressão arterial, metabolismo da glicose e insulina.

Potássio: tem papel na bomba de sódio e potássio, mantem o equilíbrio ácido-base, regula os batimentos cardíacos, contrações musculares, síntese de proteínas, saúde óssea e o metabolismo de carboidratos.