Evite níveis elevados de colesterol!!
O colesterol é um tipo de gordura, encontrado naturalmente em nosso organismo e está presente em alimentos de origem animal (carnes, ovos e leite integral).
Ele desempenha funções essenciais em nosso organismo, como a produção de hormônios e vitamina D. No entanto, ter os níveis de colesterol total elevado no sangue aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e por isso é importante que seus valores estejam equilibrados, o que pode ser facilitado com a adoção de práticas alimentares saudáveis e a prática regular de exercícios físicos.
Existem dois tipos de colesterol. O HDL que é chamado de “colesterol bom”, pois forma uma classe de lipoproteínas que ajuda a carregar o colesterol de dentro das artérias, e transportá-lo de volta ao fígado para ser excretado. Já o LDL, chamado de “colesterol ruim”, transporta o colesterol do fígado até as células de vários tecidos, trazendo vários danos aos vasos sanguíneos.
Os principais fatores de risco para o aumento dos níveis de colesterol é estar acima do peso, uso excessivo do álcool, sedentarismo, fumo e dieta inadequada.
Tendo em vista a importância em manter os níveis de colesterol na faixa adequada, a nutricionista passa algumas dicas para você!!
Evite Consumir:
- Alimentos ricos em gorduras trans: margarina comum, sorvetes cremosos, chocolates industrializados e bolos industrializados prontos e em pó
- Banha de porco, manteiga, creme de leite e coco (polpa, gordura ou óleo e leite de coco)
- Leite e derivados integrais (iogurte, requeijão, queijos)
- Preparações gordurosas: frituras e empanados
- Torresmo/ toucinho, vísceras (moela, coração, rim, dobradinha, fígado), pele de aves, couro de peixes, carne bovina gorda (cupim, filé mignon, contra filé, lagarto), carne de porco, salsicha, linguiça, bacon, presunto, mortadela, salames
- Doces cremosos (evitar mesmo os Diet)
Prefira consumir:
- Preparações cruas, cozidos em água ou vapor, grelhadas sem óleo, assadas, ensopadas com pouco óleo.
- Carnes com baixo teor de gordura, como patinho, coxão mole, coxão duro, alcatra sem capa de gordura e peito de ave sem pele e sempre retire a gordura aparente das carnes e a pele do frango quando for consumir
- Óleo vegetal tipo canola, soja, girassol, milho ou arroz no preparo de alimentos.
- Castanhas em geral, abacate e açaí, ricos em gordura monoinsaturadas e fibras.
- Cereais e derivados integrais (pães, arroz, massas, biscoitos, farinhas) e leguminosas (feijões, lentilha, grão-de-bico, ervilha e soja). Eles são ricos em fibras solúveis e insolúveis, que aceleram o funcionamento intestinal e reduzem a absorção das gorduras.
- Todos os tipos de hortaliças e frutas, pois são fontes de fibras solúveis, insolúveis e antioxidantes que reduzem o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares