Preparações que utilizam o damasco seco apresentam todos seus nutrientes em maiores concentrações. Conhecido por sua cor amarelo-laranja intenso devido alta concentração de betacaroteno, um importante antioxidante que previne o envelhecimento, a oxidação do colesterol e ainda danos celulares. Dentre os demais nutrientes que podemos encontrar nesse fruto, estão luteína e zeaxantina que protegem e previne doenças relacionadas aos olhos juntamente com vitamina A, enquanto a vitamina C – o damasco sozinho oferece 20% da necessidade diária dessas duas vitaminas por porção –, ajuda a manter a saúde e integridade da pele, músculos, tecidos e fortalecendo as células do sistema imune, e ainda com o benefício das fibras, que além de contribuir com a saúde intestinal mantendo um bom trânsito intestinal, também ajuda a diminuição do pico glicêmico, e portanto relacionada com a perda de peso!
O betacaroteno é um pigmento carotenoide, responsável por atribuir a cor laranja amarelada ao damasco, que além de ser um, é também precursor da vitamina A e ainda ajuda na formação de melatonina, ótimo antioxidante neutralizando os radicais livres secundários aos processos metabólicos do organismo, reduzindo ainda a redução do risco de desenvolvimento de doenças neurodegenerativas fornecendo proteção a pele contra as radiações solares.
A luteína, que também é um caroteno responsável pela cor amarelada, é um dos principais componentes da mácula, uma região na retina que permite ver melhor os detalhes, e seu uso é reportado com uma melhora da visão em pessoas com catarata. Outro carotenoide também encontrado no damasco é a zeaxantina, que tem a capacidade de prevenir a aterosclerose porque consegue evitar o acúmulo e a oxidação de LDL na parede dos vasos sanguíneos, e junto da luteína são os únicos pigmentos que se depositam na mácula, protegendo e mantendo a saúde da visão.
No damasco, é possível encontrar uma variedade de nutrientes, como ferro (previne e trata anemia ferropriva), magnésio (potencializa as funções cerebrais), potássio (regula o funcionamento dos músculos, nervos e coração), fósforo (transmissão de impulsos nervosos), vitamina A (regeneração tecidual), vitamina C (manutenção da boa saúde dos tecidos), vitamina K (mediação da coagulação e fixação de cálcio), vitamina B3 (conversão de glicose em energia), vitamina B5(regulação de diversos processos metabólicos) e vitamina B9 (síntese de ácidos nucleicos).
Também estão presentes no damasco o ácido elágico, composto que reduz os danos causados pelos carcinógenos, como as toxinas ambientais, inibindo o crescimento das células cancerígenas; catequinas, polifenóis com potencial antioxidante. Há indícios de que atuem na proteção da saúde cardiovascular; pectina, associada a redução dos níveis de LDL, associado à obstrução das artérias, prevenindo assim os riscos de doenças cardiovasculares e auxiliando no equilíbrio do índice.