A semente chia obtida da família das hortelã é conhecida como um superalimento, foi utilizada pela comunidade maia, incas e astecas para aumentar a resistência física, sendo considerada uma ótima fonte de energia!
Queridinha de quem segue uma dieta fitness devido ao seu alto valor proteico – cerca de 16% - a chia é uma semente com um valor nutricional de causar inveja a qualquer outro alimento. Riquíssima em fibras, vitaminas e minerais, seus benefícios vão muito além de seus valores nutricionais.
Bastante rica em fibras solúveis, garantindo assim a saciedade por ainda mais tempo, prolonga a absorção dos nutrientes enquanto mantém os níveis de açúcar baixos, e melhor: quase 100% de todos os carboidratos da chia são fibras! Tornando então a chia um ótimo aliado para quem quer perder peso.
Contém ainda altos níveis de antioxidantes, e principalmente ômega-3 que contribuem para a redução de inflamações, diminui o colesterol prevenindo aterosclerose e demais doenças cardiovasculares e cerebrais, melhorando a memória e a disposição física, e ainda fortalece a imunidade já que é rica em minerais como o fósforo, manganês e potássio que inibem a reprodução de células inflamatórias, e contém glutamina e ácido aspártico, dois aminoácidos que estimulam a produção de células de defesa.
Devido ao seu alto teor de proteínas, a chia é considerada uma ótima fonte proteica de origem vegetal, sendo então uma alternativa a produtos de origem animal quando se fala de proteína. Em relação a suas proteínas, em estudos recentes foi constatado que as proteínas da chia quando digeridas, liberam peptídeos com ação anti-inflamatória, anti-aterogênico e anti-adipogênico, prevenindo e reduzindo alterações metabólicas que possam levar ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Quando se fala sobre as fibras presentes na chia, essa se destaca quando se trata das fibras solúveis por conta de uma característica especial. Quando as sementes estão em contato com água, é capaz de formar um gel mucilaginoso e transparente devido a sua riqueza de fibras solúveis, que são capazes de formar um gel, mesmo a baixas concentrações de água. O consumo dessa forma de gel, traz alguns benefícios, como a redução do pico glicêmico, retardado do esvaziamento gástrico e aumento da saciedade.
Você sabia que a chia tem 2 vezes mais potássio que a banana, 3 vezes mais ferro que o espinafre, 6 vezes mais cálcio do que o leite, e 15 vezes mais magnésio do que o brócolis? E que ela também é uma ótima fonte de vitamina A, B1, B2, B3, B12, C e E? As vitaminas A, C e E além de serem potentes antioxidantes que previnem danos nas células, contribuem também para a manutenção de uma boa saúde para os olhos, produção de colágeno e previne o envelhecimento precoce, respectivamente. Quando analisada assim, é possível entender o porquê da chia ter tomado tanta fama nos últimos anos como um ótimo alimento.